segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Democrisia

O termo hipocrisia é um termo forte, especialmente em terras ocidentais, pois remete à ideias de fingimento, dissimulação, impostura. Podemos quebrar um pouco essa interpretação se soubermos que o termo, originalmente, referia-se muito propriamente à arte de representar, especialmente dos artistas no palco.
Em terras brasilis a sensação que se tem é que há um teatro em curso: uns fingem que governam e outros fingem que são governados. É a filosofia do Vampeta quando jogava no Flamengo e não recebia salário. Dizia ele:“Eles fingem que me pagam e eu finjo que jogo”.
Os que fingem que governam vêm a cada quatro anos e abordam os que fingem que são governados e aí os que fingem que são governados confirmam os que fingem que governam.
A democracia - no caso a democracia brasileira que não é democracia direta e sim a representativa em que se elegem representantes que deveriam representar os representados – resume-se ao ato do voto, vendido por um palhaço (com todo o respeito à profissão) da TV Globo como um ato de definir o destino!!!
Você que está lendo isso certamente é um democrata, pois possui o importante Título de Eleitor e sempre cumpre com o seu “dever de cidadão” comparecendo às eleições para assim definir o seu destino.
Hã, hã. Então tá. É isso? Tá bom. Daqui a quatro anos você será convocado novamente a definir o seu destino. Agora você pode contar com muitos “homens e mulheres de Deus” que determinarão a tomada do governo dessa nação para Deus. Eles até fizeram isso nessa eleição, mas não deu muito certo. Quem sabe na próxima. É tudo um teatro mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário