quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Democracia x Mammonacracia


Dizem, mas só dizem, que na democracia `todo poder emana do povo e em seu nome é exercido´. Na pele sabemos que isso é uma falácia, um engano.
Tenho para dizer para você, meu caro democrata (se você tem o “divino” título de eleitor, você é um democrata) que você está sendo enganado.
Quem manda no sistema de governo do país com seus respectivos governantes, que seria determinado pelo voto, é o dinheiro.
Um dos assuntos mais controversos, polêmicos e nebulosos de qualquer eleição por aqui chama-se `financiamento de campanha´ em que correm rios de dinheiro, via de regra, pelo caixa 2.
Através desse mecanismo outra entidade, que não o povo, passa a decidir quem serão os eleitos.
Entendemos por povo a união de pessoas físicas que teria sua vontade, através do estabelecimento da vontade da maioria, sendo concretizada por meio do voto. Não é o que acontece.
Essa outra entidade a que me refiro é também uma pessoa, no caso, uma pessoa jurídica e é a reunião dessas pessoas (jurídicas) que determina, via financiamento de campanha, quem serão os eleitos, daí vem o termo mammonacracia (poder da riqueza).
Democracia x mammonacracia, uma competição de resultado anunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário