domingo, 27 de agosto de 2017

A esperteza está acabando com esse país

A esperteza nos níveis do poder, secular – privado e público, ou religioso, transveste-se de ação diabólica, luciférica, infernal e, como corolário natural do comportamento, muitos desses estão sendo traídos pela própria. Oras! Ninguém consegue ser mais esperto que a esperteza. 
Dá pra imaginar: doleiros, fortíssimos empresários, ex-chefe da Casa Civil, ex-tesoureiros de partidos, publicitários, ex-presidente da Câmara dos Deputados, ex-presidente do Banco do Brasil e Petrobras, ex-governador, afora tantos outros entre secretários, diretores e altos executivos, todos engaiolados!!! E talvez um ex-presidente?! Pois é. Todas pessoas experrtas.   
Contudo, entretanto, todavia, o que chama a atenção é verificar o quanto as pessoas nos níveis mais abaixo também se deixam levar pela esperteza como condição “sine qua non” para as relações com o outro.
Não só pelo maldito “querer levar vantagem em tudo”, mas mesmo nas relações mais triviais e cotidianas, as pessoas acham que a esperteza deve comandar suas ações.
Não!!!
Seja no furar uma fila, estacionar em vaga reservada, subornar a quem pode lhe prejudicar, pequenas – ou consideráveis – apropriações indevidas (também conhecidas como furto ou roubo), querer pegar o interlocutor em algum deslize de sua postura ou fala (seja ele um vendedor, um comprador, ou o que o valha), enfim, são infinitas as possibilidades de alguém demonstrar-se experrto.
Quando o Sábio ensinou que devemos ser “astutos como a serpente”, não era  exatamente a essa esperteza que ele se referia. De qualquer forma, o que se verifica é que a coisa toda está desequilibrada, pois está faltando ser mais “tão simples como as pombas”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário