segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Do professor

Difícil definir um professor. Duas vezes difícil agradecer-lhe. Sempre se ficará no débito. É dessas contas que se leva para o caixão.
Ao menos, pode-se reconhecer-lhe a grandeza, a galhardia, a magnanimidade.
Recebam!!!
O professor é aquele que vai ao bambuzal seguido de seu discípulo, o faz escolher uma vara, pegam uma linha, amarrando uma ponta na vara. A outra usam para amarrar um anzol. Cavam um buraco, arrancam umas minhocas e vão, felizes e faceiros, ao “mundo” a proverem-se de coisas.
O professor é aquele capaz de fazer quem está atrás, ficar ao seu lado, que, à frente, seu discípulo nunca estará.
Tenho uma filha professora. A outra a tornar-se em.
Tenho um irmão professor, primos professores, amigos professores.
Orgulho inominável deles.
Que os olhos do Magnânimo estejam sobre vocês o tempo todo, consolando nos momentos de solidão, fortalecendo nos momentos de confrontação (que nunca deveriam existir), animando nos momentos de desalento, provendo nos momentos de escassez, enfim, retribuindo dignamente por tão bela e imprescindível escolha.
Vocês são lindos!!!
Que não se reduza a educação à categoria de uma solução para os problemas. Não. Ela é mais que isso. Bem mais. Ela é fundamento, é alicerce sobre o qual se constrói uma nação, sem o que o que se tem é um ajuntamento de pessoas sem rumo e direção a debaterem-se insanamente em ideologias vãs e vazias para ver quem prevalece sobre quem.
A educação é mais que uma ideologia.
Vocês são lindos!!!
Beijo enorme em seus corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário