quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A difícil relação humana

Parece-me que tudo é uma q u e s t ã o   d e   m o m e n t o.
A mesma opinião emitida por alguém de quem se goste e outra de quem não se goste provocará efeito diferente em quem a ouve.
Se alguém não está bem em seu relacionamento, em sua saúde, em suas finanças, dificilmente reagirá bem a observações que não lhe agradem. Se está bem, sua reação será outra.
Alguém no auge da pressão que a vida impõe comumente reage de acordo com essa pressão. Quem já passou por ela e sobreviveu, tem mais condição de relacionar-se satisfatoriamente com os outros.
Se as feridas que pessoas e situações provocam estão abertas, as reações das pessoas, via de regra, serão decorrentes dessas feridas. Se essas feridas já estão cicatrizadas, as pessoas consideram outras possibilidades.
Alguém traído dificilmente confiará em outras pessoas. Mas, se essa mesma pessoa encontra alguém em quem possa confiar, isso se refletirá na sua relação com os demais.  
Quem não se sabe perdoado, tem dificuldade em perdoar. Por outro lado, quando se abaixa o nível de exigência e expectativa em relação a si e às outras pessoas, o perdão flui graciosamente.
Parece-me que tudo é uma
q u e s t ã o   d e   m o m e n t o.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário