quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Autoridade decorrente x Autoridade recorrente



Tentando esclarecer o imbróglio, ou... complicando mais ainda.
Eu sei que o papo é meio teológico (?) e que não interessará a todos, até porque talvez  nem todos entenderão o ponto. No entanto, eu sei que alguns captarão a mensagem, é a esses que me dirijo.

Decorrência
Há uma autoridade que é perpétua, perene, absoluta, inapelável, independente, inquestionável, autônoma e marca registrada do Divino Triuno. Bem por isso, pode-se dizer que essa não é uma autoridade autoritária, por paradoxal que possa parecer.
Na história humana universal só há  u m a  Pessoa autorizada e capaz de reclamar e utilizar-se à exaustão dessa autoridade. Não há duas. Só há uma, só uma. Por seu próprio estado de ser, essa autoridade Lhe é ‘decorrente’. Faz parte de sua personalidade, de sua pessoalidade.
A investidura dessa Pessoa por essa autoridade não tem fim, porque não tem começo. É atemporal. Essa Pessoa não usa da autoridade, Ela é a própria.

Recorrência
Por outro lado há pessoas, e entidades, que recorrem à instância da autoridade para validar suas ações. Várias delas são pertinentes, mas um número enorme delas não.
Das pertinentes são o caso da paternidade, do poder policial, do poder político, que quando afrontam a autoridade absoluta, especialmente no caso dos dois últimos, perdem sua razão de existir e não devem mais ser considerados.
Várias outras são vertentes de autoridade que recorrem à autoridade absoluta para fazerem-se valer. Para citar só alguns casos dessa distorção: patrão x empregado, chefes x funcionários, professor x aluno, pastor x ovelha.
É comum, mais que comum, já é síndrome, o uso e abuso da autoridade por parte dos primeiros sobre os demais. É quase que uma masturbação sociológica o abuso da autoridade. Os superiores têm verdadeiro êxtase em demonstrarem-se como tais, como se fossem de outra classe. No caso dos religiosos eles reclamam essa autoridade por se acharem representantes do Divino. E o Divino tem representantes? Não sabia!

A humanidade precisa de um choque de evangelho.

Um andarilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário