sábado, 9 de novembro de 2013

Não é minha pátria a pátria que me pariu II


Pátria nossa dessa terra, a porção corruPTa nossa de cada semana não nos dai hoje.

O caso mais recente de corrupção de que se tem notícia é o caso dos fiscais da Prefeitura de São Paulo.
O que esse caso demonstra?
1 - Demonstra que o jargão “político é tudo ladrão” é meio lendário. Nesse caso, por exemplo, não há político diretamente envolvido, até que se prove o contrário.
2 - Demonstra que a corrupção é uma pandemia que no caso envolveu diretamente empresas do setor privado e funcionários públicos.
O próprio mensalão, um dos maiores casos de corrupção do Brasil, teve como protagonistas um professor de matemática, Delúbio Soares, e um empresário do setor privado, Marcos Valério. Aqui com comprovada e direta participação de políticos.
No setor privado, os departamentos de compras das empresas são verdadeiros antros de chantagem em que há todo tipo de negociata.
3 – Demonstra que a sociedade está doente. Que quem tiver oportunidade de se corromper, precisará de uma dose cavalar de ética para não se deixar envolver.
4 – Demonstra que importam os fins, não os meios.
5 – Demonstra que não há corruptos sem corruptores.

Uma percepção pessoal.
Parece-me que quem se deixa corromper está disposto a pagar o preço de uma eventual prisão em nome de poder amealhar um volume vultoso de dinheiro que ele poderá desfrutar tão logo saia da prisão.      

Um patriota apátrida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário