sábado, 4 de abril de 2015

Teologia de calçada (3)

A história humana em 12 versos
Uma releitura de Lc 10.25-37

O doutor da lei – aqueles que acham que sabem tudo, que têm resposta para tudo.
Jerusalém – o lugar original do homem
Jericó – a vida terrena do homem
O homem espancado e meio morto – a humanidade
Os salteadores – os capirotos
O sacerdote – os religiosos, todos eles, os que estão no topo (da hierarquia piramidal).
O levita – aqueles que não se misturam, a nata, os eleitos, os “salvos”, os “grandes servos”, “os caras”, os astros, os que adoram títulos e privilégios.
O samaritano – uma raça menor, sem honra para os judeus que se referiam a Jesus como um samaritano para ofendê-lo (Jo 8).
A viagem – aquele viajante sabia de onde vinha e para onde ia, não estava perdido e sabia que a vida é uma jornada que não tem um fim em si mesma, senão que aponta para o eterno e que as coisas dessa terra são pó.
O animal – os instrumentos que são usados pelo viajante e que lhe trarão em seu regresso glorioso (Ap 19).
As feridas – a traição, a falta de reconhecimento, a discriminação, o abandono, o abandono do ferido no meio da guerra pelos seus pares, o menosprezo, a divisão entre quem deveria ser igual, a usurpação, os roubos, as mortes, a pobreza, a ignorância, a violência, o domínio de uns sobre outros, a competição, a politicagem, a divisão por classes e castas (sacerdotes e levitas et caterva). 
A estalagem – o lugar que acolhe aqueles que são feridos e que não tem endereço fixo nem CNPJ.
Azeite e vinho – a unção, o batismo com o Espírito Santo e a lavagem dos pecados pelo sangue do Cordeiro. O surgimento de uma nova humanidade.
Cuidado – trato pessoal do viajante com cada ferido, sem intermediários. Já foi dito que não há mediadores entre Deus e os homens .  
Dinheiro – aquilo que deve ser partilhado, j a m a i s amado, aquilo que deve ser partilhado, j a m a i s amado, aquilo que deve ser partilhado, j a m a i s amado.
Hospedeiro – qualquer um e todos que acolhem um enfermo e que não ficarão sem sua paga, por exemplo, para citar um só: mães de deficientes, sejam físicos ou mentais.

O grand finale: não pergunte quem é o seu próximo, seja você o próximo do outro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário