sábado, 9 de julho de 2016

O que o homem...

Estava eu desempenhando uma das minhas atribuições do meu trabalho, quando passei pela Av. Farah Salim Maluf em São Paulo, na terça-feira lá pelas 15:00h.
Pois bem, à minha frente estava uma van comercial, dessas que não têm os vidros laterais e traseiros.  Na porta traseira estava escrita a seguinte frase: ‘O homem sonha Deus realiza”. Assim mesmo, sem vírgula.
Hoje já é sábado e estou aqui tentando entender o que o autor da frase quis dizer.
Se tivesse uma vírgula depois de ‘sonha’, seria fácil entender, isto é, o autor quereria dizer, certamente, que o que o homem consegue fazer é sonhar, ou seja, desejar algo, planejar, mas Deus não, Deus é um ser (se posso atribuir-lhe essa característica) que realiza, ou seja, Deus não se limita a planejar, a almejar, Deus é Deus que realiza, entendimento esse que, melhorado, pode ter um pouco embasamento bíblico.
Contudo, a frase não tinha vírgula, assim, o que está implícito é que o sonho que o homem sonha Deus ‘vai lá’ e realiza, ou, dito de outra forma, o que o homem sonhar Deus irá realizar. Algo como: ‘o que a criança pede a mãe dá’. Poucas coisas estragam mais uma criança do que dar-lhe tudo o que ela pede.
Esse segundo entendimento é algo contemporâneo a essa geração, cujos propagadores, amparados em um entendimento distorcido de alguns textos bíblicos, defendem que o homem deve sonhar muito, desejar muito alguma coisa, geralmente no campo material, e apresentar esse sonho a Deus, cujo corolário é que Deus, então, estará meio que obrigado a realizar esse sonho!!!???      
Confesso que na minha limitação não tive capacidade de entender o que o autor da frase quis dizer.

Caso haja alguém aqui que possa me ajudar a esclarecer a questão, aceitarei de bom grado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário