domingo, 1 de outubro de 2017

O que vem por aí?

Tenho pra mim que, mais ano menos ano, a democracia, como a conhecemos hoje, vai acabar. Ela já se provou ineficaz na distribuição do bolo. Veja: 6 brasileiros têm a mesma riqueza que os 100 milhões mais pobres do país. Essa discrepância vai acabar, de um jeito ou de outro.
A queda da democracia trará a reboque a queda do capitalismo como o conhecemos hoje.
Não será uma ditadura que irá substituir a democracia. Fique tranquilo. As ditaduras também acabarão.
O que organizará, então, a sociedade? Difícil prever, mas é fato que a tecnocracia (o poder da tecnologia) estará em plena atuação, e pode ser que ela organize a sociedade.
Na área da saúde, a biotecnologia avançará absurdamente. Hoje já é possível corrigir o DNA de um embrião para evitar doenças hereditárias.
Na economia tudo estará ligado. Quem mora em São Paulo, por exemplo, já tem seu consumo todo escrutinado.
Na segurança, cada passo de cada cidadão do bem ou do mal será vigiado.
A educação será toda ela via internet.
Mesmo na religião, a presença da tecnologia se fará presente, com o prejuízo do esfriamento das pessoas.
As relações sociais serão estabelecidas e mantidas pelas redes sociais, com o prejuízo pela superficialidade das relações.
Isso tudo está mais ou menos previsto e em andamento em maior ou menor grau.
De tudo, resta a certeza de que sempre haverá um remanescente fiel a Deus e à sua palavra. Esses que não se deixam levar pela materialidade das coisas, pelo glamour dos títulos, pelo engano das riquezas, pelo engodo de líderes inescrupulosos, pela falsa doutrina de que Deus habita em templos feitos por mãos humanas, pelas experiências sensoriais embaladas por ritmos musicais, pela superficialidade das relações, pela “ética” da barganha, pela retórica vazia dos discursos da auto ajuda, pela “moral” dos sacrifícios pessoais em busca de conquistas imediatas, pela ditadura hedonista da felicidade a qualquer preço como propósito único da vida.
Sempre haverá um remanescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário