quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Amar

Verbo transitivo direto - Quem ama, ama algo ou alguém.
Amar é mais do que gostar, do que sentir algo de bom, ou um sentimento gostoso, como é o caso dos que se apaixonam.
Amar é mais do que querer bem, do que ter prazer na companhia do outro, do que desfrutar momentos de intimidade.
Sem querer ser reducionista, há algo que põe por terra qualquer tipo de amor, isto é, que desqualifica o amante. O nome disso é respeito, ou no caso, o desrespeito.
Eu não amo, se eu não respeito, cuja contrapartida é quase que totalmente verdadeira, ou seja, se eu respeito, eu amo.
O amor não pode estar restrito a si (amar-se a si é uma distorção emocional não validada pelas sagradas escrituras), à família, à tribo ou ao ambiente religioso, nem tampouco só a Deus. Está escrito: ‘quem diz que ama a Deus a quem não vê e não ama o irmão a quem vê, é mentiroso’.
O respeito tem o poder de transformar o amor em algo concreto, viável, consistente, real, tangível. O respeito valida o amor.
Quando eu respeito o outro eu não o leso, não o trato mal, não o difamo, não o menosprezo, não o desqualifico, não o JULGO, não o condeno.
Quando eu respeito o outro eu não o roubo, não o abandono, não o traio.  
O respeito transforma o sentimento do amor de passivo em ativo.
Quando eu respeito o outro eu mantenho a palavra, mesmo sob prejuízo pessoal, eu protejo, eu reconheço a limitação própria e se for o caso peço perdão por atitudes indevidas.
E, sobretudo, quando eu respeito o outro eu não preciso de regras e leis para me conduzir.
Deus é amor. Deus é respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário