segunda-feira, 21 de junho de 2010

Democracia x genecracia/infocracia

Eu não tenho a menor simpatia pela democracia.
Não a acho isso tudo que as pessoas acham que ela seja (alguns a tratam como uma deusa), especialmente o sentimento que se não vivêssemos em uma democracia a vida seria um inferno. E ela não é um inferno? Ponha-se no lugar da imensa maioria brasileira e faça a pergunta de novo.
Ela é boa nos gabinetes políticos, nos centros acadêmicos, nos escritórios dos bancos, nos bancos dos shoppings centers. Sai daí, é um inferno.
Contudo, embora não seja profeta, penso que o fim da democracia se aproxima. Estão chegando dois grandes concorrentes a que se poderiam chamar de genecracia e infocracia, isto é, o poder da genética e o poder da informação, esta, ancorada na internet.
As pessoas e/ou povos que controlarem essas duas instituições (não acho palavra melhor para descrevê-las) controlarão o mundo.
Que pena. Há um tempo atrás eu achava que o anticristo não se apresentaria em uma pessoa, mas em um sistema, e esse sistema seria exatamente a democracia. Já não posso mais pensar assim se quiser ser coerente com o que disse acima.
Quem sabe então o anticristo não se apresentará exatamente como quem controla a genética e a informação?

Devaneios de uma mente tacanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário