segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atos dos Apóstolos - uma prova cabal


A narrativa desse trecho do Testamento Sagrado deixa cristalinamente claro que mega igrejas não estavam nos planos do Espírito.
Sim, porque a experiência vivida ali e que deveria ser replicada ao longo dos séculos é impossível de acontecer quando se tem muita gente para “administrar” em um mesmo ajuntamento.
Aquele é o modelo de igreja que o Espírito deixou.
Erra quem diz que no Testamento Sagrado não há modelo de igreja. Há sim! É o dos Atos dos Apóstolos. O Espírito não errou quando inspirou e conduziu aquele processo de comunhão, interação e ação que expandiu para o mundo o Evangelho Sagrado e que pode e deve multiplicar-se pelas cidades mundo afora.
É possível dizer que não há modelo de mega igrejas. Isso não há mesmo, pois não era o interesse do Espírito, uma vez que Ele sabe que o nível de comunhão e interação fica deveras prejudicado nesse ambiente, que na verdade é um recrudescimento da experiência judaica baseada no sacerdotismo pessoal, contrário ao sacerdócio coletivo inspirado e implantado pelo Espírito.
Essa igreja do Espírito, que começou lá atrás, tem estado presente na história humana e ainda está presente e pujante.
Essa igreja não é midiática e não está presente no show business moderno. Não tem CNPJ nem razão social. A hierarquia piramidal não cabe nela. Não depende do carimbo da junta comercial para existir e, sobretudo, não cumpre a agenda da sociedade.
Essa igreja tem um governo. O Espírito é o seu governador.
Essa igreja tem um modelo. Atos dos Apóstolos.
Essa igreja é imbatível e, atenção, por favor, é ela que valida o Reino de Deus.
Não se engane achando que você pode participar do Reino sem participar da igreja. Impossível. Aquele só existe por causa dessa.
Graças a Deus pelo Espírito Santo e pela sua igreja.

6 comentários:

  1. Prefiro a Igreja que não possui CNPJ e que, também, não faz uso da hierarquia para manipular as ovelhas. Anseio pelo governo do Espírito Santo, destituindo governos humanos que reproduzem o sistema - pessoas que se associam visando à glória ou ao lucro.
    A igreja que busca o bem do outro e que reparte, sendo dirigida, unicamente, pelo Espírito Santo, essa, sim, valida o Reino. Qualquer umaque possua placa é mais uma denominação, toma o caminho da soberba, pois se acha mais certa do que a Certa, inventando regulamentos e planos de carreira. Os discípulos cursaram seminário por três anos com o Mestre (na teoria e na prática) e o negaram diretamente ou por omissão. Só, depois, quando foram cheios do Espírito Santo é que assumiram suas funções, ousadamente, enfrentando o sistema, não temendo morrer pelo evangelho. O sistema julga, condena e mata os que o denunciam, mas os quem estão selados pelo Espírito da Promessa sabem que vale a pena viver e morrer pela causa de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. ...como sempre! : ...lucido ...coerente ...discreto ...e nevralgico!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou partidário deste texto profundo e verdadeiro.
    Pergunto: quem veio primeiro, a ovelha ou o Pastor?

    ResponderExcluir
  4. Hei anônimo, gostaria de saber quem você é, se é que de fato você quer resposta para sua pergunta.
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Ora pois, meu caro e amado irmão, por quê duvidas se quero a resposta? A sua dúvida, me faz desconfiar que o amado não sabe a resposta. Vou ampliar a pergunta: o que veio primeiro. a Igreja ou o Pastor? Não vale usar a maiêutica de Sócrates.
    Abração e não esqueça de apagar as velinhas do bolo de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Meu... gostaria muito de saber seu nome.

    ResponderExcluir