terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sandália Empoeirada


Eis que se avizinha um novo fenômeno mundial e que marcará a história como quando em 1500 ocorreu o movimento protestante que dividiu a cristandade.
Isso se deve à enorme diferença entre os cristãos, quando eles não caberão mais somente sob os guarda-chuvas do catolicismo e protestantismo.
A rigor um pentecostal, ou neopentecostal, não se considera um protestante. Protestante é um termo mais designativo das denominações históricas e fundamentalistas.
Mesmo entre pentecostais e neopentecostais há diferenças marcantes.
Por outro lado já há caso de “evangélico não praticante” (?). Tem uma moça que fará um ensaio fotográfico nua e se diz evangélica. Dizem que o Carlinhos Cachoeira se tornou evangélico.
Um fenômeno importante é o que se está chamando de “desigrejados” que é de longe o grupo que mais cresce entre os que se chamam cristãos à taxa de quase 1.000% nos últimos 10 anos. Desigrejados são aquelas pessoas que creem em Deus, leem a bíblia e procuram segui-la como regra de fé, creem na família mas se decepcionaram com a instituição eclesiástica, seja de que cor for, e querem viver a vida sem grandes compromissos.
Marca desse tempo é a descentralização da pessoa de Jesus, e do seu discurso (expresso nos quatro evangelhos) do centro da história. Indicativo desse processo são os discursos modernos em que Ele não é mais protagonista, mas um figurante ao lado dos outros personagens bíblicos, até mesmo perdendo em importância para alguns deles, como é o caso do apóstolo Paulo, cujos discursos normativos (institucionalização da igreja) pretendem-se mais interessantes que o discurso do Sandália Empoeirada, o que o próprio (Paulo) jamais quis.
Fato é que o personagem Jesus, e seu discurso, não cabe mais na cristandade com seu apego às coisas desse mundo, não dá mais para conciliar as duas pontas, posto que antagônicas. Aliás, nunca deu, não seria agora.
No fundo no fundo acho que essa descristificação da “igreja” esteja dentro do cronograma de Deus. Considerando a cristandade hoje como uma entidade à parte e independente do Nazareno o quadro escatológico vai se formando.
Fomos avisados que muitos esfriariam. Estão enriquecendo... mas estão esfriando! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário