domingo, 3 de dezembro de 2017

O habitat de Deus

Disse o salmista que “Deus habita em meios aos louvores”.
Ele não errou. Acontece que o salmista nasceu e viveu 1.000 anos antes de Cristo. Ele teve somente um vislumbre do evangelho de Cristo.
Está escrito que os profetas, se podemos entender o salmista como um profeta, “inquiriram e trataram diligentemente” sobre o que estava por vir, sem ter, eles mesmos, experimentado a realidade que anteviram, que só se concretizou com Cristo.
Considerando que habitat é o espaço onde seres vivos vivem, hoje aprendemos que o lugar onde Deus habita é o coração do homem.
O coração do homem é o lugar da habitação de Deus, o habitat de Deus.
Deus é imaculado e imaculável. Quando “Cristo habitou entre nós”, conforme está escrito, ele não se manchou por conviver com os mais variados tipos de pessoas.
Agora, ressuscitado, habita o coração do homem, cuja habitação é a culminância da história humana.  
Mesmo de quem não o saiba, mesmo de quem lhe negue, Ele está ali trabalhando para transformar aquele “espaço” em sua habitação permanente.
Nesse sentido eu estranho um pouco os louvores e orações que dizem que Deus é bem-vindo, ou que pedem a sua visitação.

Oras! A saudação de bem-vindo se dá para turistas ou para pessoas que estão de passagem, assim como os turistas, que por turistas são visitantes, não moradores. Mas tudo bem, acho que é só um jeitinho bonito de cantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário