sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O efeito coca-cola

Olhe para uma garrafa de coca-cola de 2 litros. De que cor ela parece ser? Preta, é a resposta que prontamente nos vem à mente, pois instintivamente é pelas garrafas dessa cor que procuramos quando queremos comprar uma coca-cola. Mas... ela é preta? Não, ela é transparente. Beba o conteúdo da garrafa e você mesmo o comprovará. Então, o que lhe dá sua cor preta, desde que esteja cheia, é o seu conteúdo.
Há uma lição aqui, uma alegoria.
Pela sua transparência a garrafa deixa vir à luz o seu conteúdo preto. O preto é belo. Onde ele não está presente? Já se definiu o preto como a soma de todas as cores, em contraposição ao branco que seria a ausência delas. Você teria coragem de tomar uma coca-cola branca?
Quando olhamos para a garrafa, na verdade nós não a vemos senão o seu interior. Altruísta a garrafa. Não dá a mínima por aparecer. O que lhe importa é ser reconhecida como uma garrafa de coca-cola pela cor preta de seu interior. Depois de esvaziada já não lhe importa mais qual será seu destino. Ela já cumpriu sua missão. Se vai para o lixo, se vai ser um vasinho, um porta-treco ou o que quer que seja, não lhe importa, ela pode dizer, gloriosa: eu entreguei o que vieram buscar aqueles que me procuraram.
Tente transportar isso para o espiritual, para a sua relação com Deus e veja se dá para ser como uma garrafa de coca-cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário