quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Teologia de Calçada: Sacerdócio Levítico x Sacerdócio Melquisedequeano - parte 2/4

Obs.: Aqui não vai nenhum tipo de crítica ao catolicismo, tão somente a narrativa está contextualizada à reflexão. Tenho grandes amigos que seguem o catolicismo, por quem nutro o maior respeito, até porque considero os amigos mais do que considero religião.
O próprio Francisco, o contemporâneo, tem minha admiração, pois que tem coragem de falar coisas que muitos pastores não têm, assim como o outro Francisco, o histórico, foi um grande formador de quem sou hoje. Assim, não tenho crise existencial em relação ao catolicismo. 

Parte 2/4
Sacerdócio Católico
O sacerdócio católico sucedeu o sacerdócio levítico, suprimindo algumas coisas, por exemplo, o sacrifício de animais, e instaurando outras, por exemplo, o incompreensível sacrifício da missa, bem como a Tradição Católica, equiparada por eles à bíblia em importância. Outras características marcantes foram: a) a introdução do celibato, prática deveras questionável, sobretudo quando se avalia a gravidade da pedofilia envolvendo o clero católico, que seria motivada pelo não acesso desses à vida conjugal; b) exploração do valor do relicário, dando-lhe poderes quase divinos; c) dogmas estranhos à bíblia como verdades de fé.
Quanto à estrutura eclesiástica, herdou o modelo levítico e o potencializou. De abrangência mundial o papa, o então representante de Dxus, comanda hordas de discípulos através de uma bem montada e articulada hierarquia piramidal em que os sacerdotes são os ministros e eles trazem/trariam a vontade e os mandamentos de Dxus para o povo.
Não é exclusivista no sentido tribal (levítico) pois que gentios também podem acender ao ministério, mas é generalista no sentido de que somente pessoas do gênero masculino (como no levítico) podem exercer o sacerdócio. É fechado na obediência ao papa e, por assim dizer, à herança histórico milenar da estrutura pesadamente hierárquica, cuja hierarquia é campo fertilíssimo para todo tipo de desmando e desvio, como a história fartamente registra.
Como aquele (levítico) esse também é baseado no comando, no controle, na obediência, na exacerbação da importância da figura do sacerdote, fator deveras estranho à mensagem evangélica, e, como aquele, centrado no templo físico, cujo conceito foi capilarizado, pois se lá havia um templo, aqui são vários os santuários espalhados pelo mundo todo, e copiando o modelo levítico, esse também tem a sua liturgia e práticas religiosas girando em torno de templo, onde Dxus se faria presente e se faria ouvir.  

“Nesse sacerdócio (melquisedequeano) as barreiras caem, todas elas. Ninguém é considerado pelo poder financeiro ou intelectual, pela cor dos olhos ou da pele, pelo cabelo liso ou crespo, pelo peso ou pela altura, pelo endereço ou pelo IPVA que paga.”

A herança é tão flagrante que somente o clero pode oficiar os trabalhos litúrgicos, sendo relegado aos participantes da plebe somente alguns poucos serviços e ministrações.

Aqui, como lá, a distinção entre clero e laicato é patente e salta aos olhos pela incompatibilidade com a mensagem do evangelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário